O senhor é meu pastor e nada me faltará...


anjos - Recados Para Orkut


"Educar com amor".

"Educar com amor".

Um cantinho especial para uma boa e agradável conversa!!!

terça-feira, 24 de maio de 2011

Campanha quer 10% do PIB na educação// (Amanda Gurgel). Faça parte desse protesto.


A campanha lançada pela professora potiguar Amanda Gurgel, no programa Domingão do Faustão do último domingo, que pede o investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil na educação, é uma bandeira histórica dos educadores brasileiros, defendida há anos pelas entidades da área de todo o país. Poucas horas depois de ser lançada no programa, a expressão "dez por cento do pib já" figurou no topo da lista dos assuntos mais comentados na rede mocroblogs twitter. Em pleno processo de discussão do Plano Nacional de Educação (PNE), a campanha vem em boa hora para dar visibilidade aos anseios dos trabalhadores em educação e dos vários segmentos que defendem uma educação pública de qualidade.

O texto do projeto de lei nº 8.035, que trata das metas do Plano Nacional de Educação, que irá vigorar de 2011 a 2020, traz a proposta de "ampliar progressivamente o investimento público em educação até atingir, no mínimo, o patamar de 7% do produto interno bruto do país". No entanto, o percentual pleiteado pelos vários segmentos da educação é de 10% imediatamente, vislumbrando chegar a 15% do PIB. Dentre as metas previstas no projeto de lei, estão alfabetizar todas as crianças até, no máximo, os oito anos de idade; oferecer educação em tempo integral em 50% das escolas públicas de educação básica; assegurar, no prazo de dois anos, a existência de planos de carreira para os profissionais do magistério em todos os sistemas de ensino.

De acordo com o deputado estadual Fernando Mineiro (PT), atualmente o investimento em educação no Brasil gira em torno de 4% a 5% do PIB nacional. Para ele, além do investimento de 10% do PIB na educação, é preciso que se atente para outras discussões. "Tem que ser discutido também como será a repartição desse percentual entre a educação básica e superior. Além disso, é muito importante que exista um monitoramento da aplicação destes recursos", disse.

Para o sindicalista e dirigente do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), Dário Barbosa, esse é o momento apropriado para se resgatar essa bandeira do movimento dos trabalhadores em educação do país. "Essa reivindicação é antiga, mas é importante aproveitar esse momento de visibilidade para dar voz à manifestação popular", disse.

Segue os endereços para participarmos do abaixo assinado “10% do PIB já”

http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=dpcdpj

http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2


Fonte:www.diariodenatal.com.br

Um comentário:

Pati Alves disse...

É isso aí, temos que aproveitar esse momento de visibilidade que a educação ganhou para tentar melhorar a qualidade da educação brasileira. Vamos juntos nesta luta.