"Educar com amor".
Um cantinho especial para uma boa e agradável conversa!!!
domingo, 6 de fevereiro de 2011
"Trabalhando com combinados". (pactos de convivência ou acordos coletivos) Vale a pena!!!
São as primeiras semanas do ano letivo que definem as relações dos alunos entre si e com o professor e dos alunos com o professor, por isso é fundamental que o alfabetizador proporcione um ambiente onde as relações sejam de respeito e diálogo.
Uma boa sugestão para gerar esse ambiente é a construção dos combinados da turma.
1. O professor pode usar como estratégia para montar os combinados a observação do comportamento e atitudes dos alunos desde o início das aulas.
2. Elaborar com a turma, através de uma roda de conversa, os combinados da turma. Essa atitude faz com que as crianças se sintam co-responsáveis pela elaboração.
3. Estimular os alunos a falar de assuntos que você observou que precisam estar nos combinados, por exemplo, “Vocês acham que podemos jogar papel no chão?”. De acordo com a resposta dos alunos você pode incluir ou não esta frase na lista de combinados.
4. Considerar todas as sugestões dos alunos é muito importante para que nenhum se sinta de fora da elaboração dos combinados.
5. Após todas as discussões a respeito dos combinados, construir com a turma um cartaz com os combinados e deixar exposto na sala de aula. É interessante afixar o cartaz numa altura acessível aos olhos dos alunos para que possam consultá-lo sempre que necessário.
Veja algumas sugestões de frases que podem ser sugeridas no momento da conversas com os alunos e ou colocada no corpo dos peixinhos (analisá-las):
Outra ideia seria o professor levar para a sala de aula vários "peixes que comeram letras e trouxeram algumas frases". Cada criança será convidada a pescar um peixinho e o alfabetizador lerá a mensagem, convidando o grupo para discutir, classificando quais peixinhos serão descartados e os peixinhos que serão os mascotes da turma
Após a elaboração dos combinados o professor alfabetizador já tem condição de iniciar de forma mais organizada o processo de alfabetização, pois os alunos já compreenderam as regras de convivência em sala de aula.
É importante lembrar que durante todo o processo de construção e elaboração dos combinados a alfabetização e o letramento os alunos já haviam iniciado, pois participaram das interações em sala de aula escutando com atenção e compreensão, respondendo às questões propostas pelo professor e expondo opiniões nos debates com os colegas e professor, ou seja, desenvolveram capacidades para o desenvolvimento da oralidade, além das capacidades que contribuem para o domínio da escrita, da leitura e da produção de textos.
Creditos: Ana Paula Patente.
Marcadores:
Práticas Pedagógicas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Amei as suas idéias! Irei coloca-lãs em pratica este ano. Obrigada por dividir. Um abraço. Rosane
Postar um comentário