"Educar com amor".
Um cantinho especial para uma boa e agradável conversa!!!
quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011
Por que acompanhar de perto o novo PNE - V
ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO MÉDIO.
A PROPOSTA:
Fazer com que os jovens que terminam o Ensino Fundamental continuem os estudos. Cerca de 60% dos estudantes que concluem o 9º ano (8ª série) desistem de estudar. "Muitos deles, com mais de 18 anos, acabam entrando no mercado de trabalho antes de concluir a Educação Básica", admite Maria do Pilar Lacerda, secretária de Educação Básica do MEC.
POR QUE ACOMPANHAR.
A Emenda Constitucional 59, publicada em novembro de 2009, tornou obrigatória a matrícula no Ensino Médio. Contudo, o desafio da universalização nesse segmento vai exigir reformas no currículo e contratação e formação de docentes. O PNE deve avançar no sentido de estipular o financiamento e as diretrizes para essas mudanças.
PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS.
A PROPOSTA:
O PAR faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e serve para que estados e municípios diagnostiquem as prioridades de suas redes de ensino e recebam ajuda pedagógica e financeira do MEC. Ele é considerado um dos instrumentos de maior sucesso do PDE por facilitar para os gestores a identificação dos itens que precisam de atenção em áreas como infraestrutura, materiais pedagógicos e formação de professores. Por isso, ele deve ser incorporado ao PNE, porém sem estar vinculado à liberação de recursos.
POR QUE ACOMPANHAR.
Se o PAR for regulamentado, os gestores escolares terão permanentemente à disposição uma ferramenta eficaz para fazer o diagnóstico da escola, o que facilita a tomada de decisões em relação aos investimentos e às prioridades pedagógicas.
Créditos:www.novaescola.com.br
Marcadores:
Texto Informativo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário