O senhor é meu pastor e nada me faltará...


anjos - Recados Para Orkut


"Educar com amor".

"Educar com amor".

Um cantinho especial para uma boa e agradável conversa!!!

sábado, 15 de janeiro de 2011

Educação e bons modos sempre!


Ser bem-educada não se resume apenas a dar bom dia aos vizinhos, não falar palavrões ou saber usar os talheres de forma correta. A boa educação passa também pela discrição, pela solidariedade e compreensão no trabalho e com amigos. Veja aqui algumas dicas sobre como se portar em diversas situações, e ser sempre elogiada pela sua elegância e bons modos.


No trabalho:

* Por mais irresistível que seja, não fale mal dos colegas ou do serviço alheio. Mantenha os ouvidos abertos e a boca bem fechada. Repare como pegam mal as fofoquinhas que os outros fazem! Se você mantiver sua postura nesse sentido, dificilmente será alvo da história da vez.

* Seja o mais discreta possível a respeito da sua vida pessoal. Nada de sair comentando sobre os defeitos do seu marido, a crise financeira que se instalou na sua casa ou como sua sogra é rabugenta. Já ouviu aquele ditado, “quem fala o que quer ouve o que não quer?”. Então, fique na sua e não dê abertura para que os outros falem de você e/ou se metam em sua vida.

* Da mesma forma, deixe seus problemas pessoais em casa. Não há nada mais desagradável do que aquele colega de trabalho que vive chorando as pitangas e lamentando a vida.

* O telefone do trabalho é para ser usando a trabalho. Evite ao máximo ficar pendurada com o namorado, usá-lo para dar bronca nos filhos, chamar a atenção da empregada ou resolver problemas pessoais. Pega mal!

* O mesmo vale para o computador. Não abuse de sites pessoais, orkut, e-mails e bate-papo em hora de serviço.

* Não jogue “pepinos” para cima dos outros. Transferir suas dificuldades ou pedir ajuda em alguma tarefa para um colega pode sobrecarregá-lo e ainda fazer com que vejam você como uma mala sem alça.

* Por outro lado, seja solícita e tente facilitar o lado de todo mundo. Se tiver algum tempo sobrando, ajude, pegue os cafezinhos, atenda o telefone, ofereça-se para ir ao banco pagar contas na hora do almoço, já que vai lá pagar as suas também...Assim você ganha um “crédito” para quando precisar de algo.

Entre amigos:

* Quando convidar alguém para algum evento que você irá promover – um jantar, um churrasco, uma festa –, deixe seus amigos à vontade para aceitar o convite ou não. Por mais que deseje a presença daquela pessoa, nem pense em dizer coisas do tipo “se você não for, vou ficar muito triste com você”. Não há nada pior do que ser coagido a ir a algum lugar! O que seria um prazer, acaba se tornando uma chata obrigação.

* Evite pedir favores. Sua amiga pode aceitar fazer um favor a você por constrangimento em negar ou por ter sido pega de surpresa, o que é muito desagradável e ainda deixa péssima impressão sua. No máximo, deixe-a ciente da situação. Por exemplo, comente que tem um casamento mas ainda não tem uma bolsa para usar. E só. Se ela puder e estiver disposta, irá oferecer alguma emprestada.

* Por outro lado, seja solícita. Se souber que alguma conhecida sua passa por algum problema ou dificuldade, e você tem como dar uma mão, não hesite em oferecê-la. Não custa nada e você pode estar sendo muito útil, além de ser lembrada como uma pessoa nobre e solidária.

* Pediu algo emprestado? Devolva o mais breve possível. Não espere que a pessoa lhe cobre, ou você corre o risco de nunca mais poder contar com ela.

* Você já ouviu dizer que gentilezas são moedas falsas? Ou seja, não adianta guardá-las pois não têm poder de compra. Portanto, não economize: faça elogios, lembre-se de datas como aniversários, agrade, dê um telefonema para saber como andam as coisas. Pequenos gestos produzem grandes efeitos.


http://www2.uol.com.br

Nenhum comentário: