"Educar com amor".
Um cantinho especial para uma boa e agradável conversa!!!
terça-feira, 18 de janeiro de 2011
"Brincadeira das bexigas".
No primeiro dia de aula você pode optar por uma dinâmica útil, que além de divertir os alunos e fazê-los movimentarem-se um pouco também lhes transmita um ‘conceito moral’.
No caso a dinâmica que vou sugerir faz com que reflitam sobre a importância do trabalhos em equipe, que muitas vezes ficam comprometidos porque não representam a união de todos, e sim de um ou dois elementos que acabam carregando o trabalho todo nas costas.
Execução:
A brincadeira das bexigas pode ser usada no primeiro dia de aula para animar os alunos e também para transmitir a eles a importância do trabalho em equipe.
Leve um toca cd ou outro aparelho que toque música, escolha uma que eles gostem. Leve também um saco de bexigas de forma que possa entregar uma a cada aluno, e peça a eles que cada um encha a sua.
Quando todos já tiverem enchido explique que terão que ficar jogando as bexigas para cima como se fosse uma peteca (mas de forma suave) de forma a que não caiam no chão e que irá fazendo sinal aos alunos que deverão ir saindo da brincadeira. Os alunos que ficarem não podem deixar as bexigas caírem, os alunos vão saindo mas as bexigas que eles estavam jogando continuam no jogo.
No início será fácil mas à medida que você for acenando aos alunos para saírem os outros vão tendo cada vez mais trabalho para equilibrar as bexigas, cada vez em número maior que o de alunos. Termine a brincadeira quando tiver apenas um aluno sozinho tentando manter todas as bexigas no ar.
Pergunte a eles o que acharam da brincadeira, se foi fácil ou difícil. Eles certamente lhe dirão que no início foi fácil, mas à medida que os alunos foram saindo foi ficando cada vez mais difícil. É hora então de você conduzir para a idéia que você quer (se algum aluno já não tiver feito isso) de que o trabalho em equipe também é assim, quanto mais elementos ficarem de fora na hora da execução de um determinado trabalho, menos chance de sucesso terão os elementos que estiverem executando o mesmo.
(Essa dinâmica eu fiz também com os pais, onde o foco foi destacar a importância da participação dos pais na educação dos filhos e foi o maior sucesso).
Marcadores:
Dinâmicas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário