O senhor é meu pastor e nada me faltará...


anjos - Recados Para Orkut


"Educar com amor".

"Educar com amor".

Um cantinho especial para uma boa e agradável conversa!!!

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Dinâmica de apresentação - Fale quem é você.


Reuna o grupo ou equipe de trabalho em local propício. Essa dinâmica de quebra gelo promove a apresentação e entrosamento do grupo.

Materiais: Um quadrado de papel (1/4 de um A4) com o nome de um personagem (desenho, novela, história, ficção, etc.) para cada participante; Fita crepe ou similar para prender os papéis às costas de cada participante.

Procedimento: Esta dinâmica pode ser aplicada por subgrupos caso o número de participantes seja excessivo e possa vir a prejudicar a duração.

O coordenador explica que serão presos às costas de cada elemento um papel contendo um nome e que não devem pronunciar estes nomes pois o colega que o tem preso às costas não pode sabê-lo.

O coordenador irá então fixar às costas (logo abaixo da gola da camisa) de cada participante um papel contendo o nome de um personagem. Se necessário poderá pedir ajuda a um dos elementos do grupo em cujas costas já tenha sido afixado um dos papéis.

Tendo terminado de fixar os papéis em todos os elementos o coordenador explica as regras da dinâmica:

Cada elemento tem por objetivo descobrir "quem ele é".

Para tal o elemento irá procurar um parceiro e a ele poderá fazer apenas 3 perguntas quaisquer a respeito de seu personagem. O seu parceiro só poderá responder com as palavras "sim" ou "não", nem uma palavra a mais.

Em seguida invertem-se as funções e o parceiro é quem faz três perguntas ao seu colega, o qual também só poderá responder com "sim" ou "não.

Se, com base nas respostas do outro colega, um dos dois descobrir "quem ele é", deverá ir ao coordenador e dizer que personagem ele representa naquele momento.

Caso não descubra a dupla se desfaz e vai procurar outro parceiro para reiniciar a sessão de 3 perguntas cada um. E assim sucessivamente.

A dinâmica termina quando:

Uma boa parte do grupo tenha conseguido descobrir "quem é";
Quando a dinâmica exceda o prazo estabelecido; ou
Quando o entusiasmo do grupo pela dinâmica comece a declinar.
Uma variante desta dinâmica pode ser feita usando-se fotos, desenhos ou caricaturas dos personagens propostos.

Dicas: Observar como ocorreu a comunicação, integração e a capacidade de interpretação e realização dos participantes.

Observações: A fim de facilitar a dinâmica pode-se também restringir o universo de personagens, como por exemplo: desenho animado. Neste caso informa-se ao grupo em que universo seus personagens se encontram.

Outra adaptação, quando o tempo e o grupo permitem fazê-lo, é o de pedir àqueles que não conseguiram descobrir seu personagem que façam uma imitação do mesmo para o restante do grupo.

Tempo de aplicação: 50 minutos
Número máximo de pessoas: 30
Número mínimo de pessoas: 10

Fonte:http://esoterikha.com

Nenhum comentário: